O teste de estanqueidade da rede de distribuição de gás visa examinar o sistema para garantir que não há vazamento de gás. Além de ser exigência do Corpo de Bombeiros, o teste de estanqueidade é a única maneira de garantir que a rede está estanque, ou seja, sem vazamentos. Muitas pessoas acreditam que não é necessário realizar o teste de estanqueidade por não sentir cheiro de gás no seu apartamento ou prédio, mas a maioria dos acidentes ocorre em vazamentos que não são detectados a tempo. Em caso de suspeita de vazamento de gás o teste de estanqueidade deve ser feito de imediato.
Como é feito o teste de estanqueidade?
Teste de estanqueidade é o método pelo qual se verifica a existência, ou não, de vazamento de gás na tubulação de condomínios residenciais e/ou comerciais. É executado por meio da pressurização da tubulação de gás, com ar comprimido, avalia-se por um espaço de tempo se há ou não perda da pressão. Com ajuda de um manômetro, instrumento serve para medir a pressão exercida por um fluido em determinada superfície, é possível medir a quantidade de vazamento em litros/hora.
Quem emite o Laudo Técnico?
O laudo técnico de estanqueidade de gás é um documento emitido para fins de comprovação que uma tubulação de gás não apresenta vazamentos, e se está funcionando da maneira correta de acordo com as normas e legislação vigentes.
A emissão do laudo é emitido pela AA Santana Gás, de acordo com as normas de referência da legislação vigente da ABNT sobre as Redes de Distribuição Interna para Gases Combustíveis em Instalações Residenciais e Comerciais.
Atendimento residencial, comercial e predial, entre em contato conosco e faça um orçamento!