Vazamento de monóxido de carbono: O perigo que pode levar a morte. Como evitar os riscos?
Os aquecedores a gás estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Seus benefícios e a comodidade de ter água quente disponibilizada de forma rápida e eficiente pode por muitas vezes ser um enorme risco a você e sua família. Alguns aspectos importantes do equipamento, como, por exemplo, a sua correta instalação e a necessidade de realizar a manutenção preventiva, pode salvar vidas e evitar acidentes gravíssimos envolvendo o monóxido de carbono.
Os perigos do monóxido de carbono
O monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e tóxico. Ele é produzido pela combustão incompleta (pouco oxigênio) de matéria orgânica.
Um aquecedor a gás instalado dentro das normas de segurança vai expulsar o monóxido de carbono para fora do ambiente através do duto de exaustão. E mesmo que venha a ocorrer algum vazamento tanto no aquecedor a gás como no duto a ventilação permanente exigida em toda instalação não permitirá o acúmulo do monóxido. Justamente por isso existe a necessidade de ter um local bem ventilado para evitar qualquer tipo de problema com gases tóxicos.
Infelizmente não é incomum encontrarmos aquecedores a gás instalados em locais fechado sem ventilação apropriado. Como por exemplo banheiros ou mesmo aquecedores instalados sem o duto de exaustão. É justamente o duto de exaustão que vai carregar para fora do ambiente os gases resultados da combustão. Em locais fechados e com pouca ventilação esses gases vão se acumulando, aumentando consideravelmente a possibilidade de intoxicação.
Vale ressaltar que existem sim aquecedores a gás próprios para a instalação em locais confinados sem ventilação. São os aquecedores a gás de fluxo balanceado, que são equipamentos especiais normalmente mais caros que os aquecedores a gás comuns.
Como evitar acidentes com monóxido de carbono
Como já dito anteriormente, o aquecedor a gás é um equipamento muito confiável e seguro, contanto que as normas de segurança sejam seguidas. Então evitar acidentes com o monóxido de carbono é algo simples.
Contrate apenas empresas autorizadas
Um dos fatores mais negligenciados quando o assunto é aquecedor a gás é a contratação de empresas especializadas e autorizadas pelos respectivos fabricantes do equipamento. Muita gente acha que a instalação e manutenção do aquecedor é simples. E acabam fazendo por conta ou contratando empresas e/ou profissionais sem a qualificação necessária. E não é incomum o barato sair caro.
Então uma dica importante é não contratar qualquer um para instalar ou fazer a manutenção do seu aquecedor a gás. É nesse momento que você pode contratar e confiar na AA Santana Gás, somos uma empresa credenciada e com profissionais qualificados.
A importância da manutenção preventiva
Um aspecto fundamental na prevenção de acidentes envolvendo aquecedor a gás é a realização da manutenção preventiva no equipamento. É nesse tipo de procedimento que o os nossos técnicos responsável irá fazer a correta verificação do equipamento, bem como analisar se todos os seus componentes estão em perfeito funcionamento.
Entre os procedimentos que são realizados, está a verificação do duto de exaustão e da chaminé, bem como a revisão e verificação de todos os itens de segurança do equipamento. Infelizmente muitas pessoas acabam deixando a manutenção preventiva de lado, recorrendo a ajuda apenas quando o aquecedor apresenta algum problema. Isso se caracteriza como um grave erro.
Isso porque na manutenção preventiva também é realizada a revisão geral de instalação do aquecedor. É o momento no qual nossos técnicos podem identificar se a instalação foi feita de acordo com as normas de segurança vigentes, além de atestar se o equipamento está sendo utilizado de forma correta.
Observe os sinais
Chama Amarela
Se essa chama estiver com coloração amarelada isso indica a queima irregular do gás. Essa queima irregular gera um volume bem maior do monóxido de carbono. E além do risco a saúde, o monóxido de carbono também é uma substância corrosiva. Por sua vez além do seu aquecedor a gás ser danificado, o duto de exaustão também deteriora, causando assim vazamentos que podem ser fatais.
Duto de exaustão furado ou degradado
O duto de exaustão fica na parte superior dos aquecedores a gás. Ele é responsável por conduzir o monóxido de carbono para fora da residência. E como dissemos acima o monóxido de carbono é corrosivo e naturalmente vai degradando o duto de exaustão, que é feito de alumínio. A vida útil desse duto gira em torno de 5 anos no caso das residências. Por isso é importante observar se ele não apresenta sinais de degradação como pequenos furos pretos, rasgos ou mudança de cor. Caso ele apresente qualquer uma dessas características citadas entre em contato imediatamente com a AA Santana Gás, para efetuar a substituição desse duto.
Duto de exaustão mal encaixado
Não adianta nada o duto de exaustão do aquecedor a gás estar em perfeitas condições se ele estiver mal encaixado, pois isso pode gerar um vazamento de monóxido de carbono. Por isso verifique se seu duto está devidamente fixado no aquecedor a gás ou na parede. Observe se ele possui a braçadeira de fixação e se ela está apertada.
Manchas escurecidas
Esse problema também está relacionado com a queima irregular da chama. O excesso de monóxido de carbono provoca manchas escurecidas com o que ele tiver contato. Por isso se você observar manchas pretas surgindo muito rapidamente no local onde seu aquecedor está instalado é sinal que algo está errado.
Se o seu equipamento apresenta algum desses sinais acima, entre em contato o mais rápido possível conosco, atendemos todo o Rio e Grande Rio o orçamento é grátis e facilitamos o pagamento.